JJD_VIDEO_TUBE JJD_VIDEO_TUBE
TO REMEMBER

Benfica 14 Horas (Programas-Noticiarios)

O Físico e a Física!

[postlink]http://jjd-gloriosofotogenico.blogspot.com/2011/01/o-fisico-e-fisica.html[/postlink]
O problema do Benfica não é um problema de físico (capacidade dos jogadores), mas sim um problema de física (a ciência).

Físico:

A época do Benfica não começou bem. Perdemos jogos atrás de jogos. Os Jogadores não corriam. A Equipa não era a mesma do ano passado. As contratações não rendiam. Não tínhamos "11". Não tínhamos "banco". Não tínhamos Equipa...

Física:

A segunda lei da termodinâmica diz que a entropia de um sistema termodinâmico tende a aumentar. Costuma-se dizer que a entropia é a medida de desordem, ou por outras palavras, é a energia de um sistema termodinâmico que não pode ser utilizado. A entropia de um sistema está dependente do número de elementos desse sistema (quantos mais elementos, mais "desordem" terá o sistema). Para percebermos melhor estes pontos vou dar um exemplo pratico, se deixarmos um cubo de gelo num copo ele acaba por derreter (um cubo de gelo é um sistema mais ordenado que água no estado liquido). Mas por mais tempo que deixemos essa água no copo ela não volta a transformar-se em cubo de gelo (isto porque o sistema não consegue utilizar a energia libertada pelo degelo para voltar a solidificar a água). E a "ordem" que existe num copo com água é diferente da "ordem" que existe num balde com água.

O problema:

Os Adeptos/Sócios não estão com a Equipa, é este o problema. E não me venham falar da pré-época, que foi idêntica a do ano passado (fizemos 10 jogos, e dos "30 pontos" possíveis fizemos 22 pontos [73%] fizemos menos "1 ponto" que na pré-época passada [4%]) e os Adeptos/Sócios não tiveram com a Equipa. Não me venham falar da crise, porque essa já vem do passado (começou em 2008/2009, a época passada foi a 2009/2010 e os estádios estavam cheios) e os Adeptos/Sócios não tiveram com a Equipa. Não me venham falar das contratações, que essas foram boas (as mesmas criticas que ouço ao Gaitan também as ouvi ao Di Maria) e os Adeptos/Sócios não tiveram com a Equipa.

A solução:

A solução está na ciência. Imaginem os clubes como um sistema termodinâmico, então no caso do Benfica por ter mais Sócios e Adeptos a sua entropia (a desordem) vai ser sempre maior. Então o que temos de fazer? É fácil, como é que vocês voltariam a congelar a água do copo? Agarravam no copo iam até ao congelador e metiam lá o copo. O que é que vocês, com estes passos, estão a fazer ao sistema, a dar-lhe uma energia externa, para que ele possa passar de um estado de maior desordem para outro de menor. É isso que todos Nós, Benfiquistas, precisamos de fazer.

Um exemplo prático:

Desde o fim do campeonato passado muitos de Nós disseram que seria um erro vender David Luiz, depois começamos a jogar e choveram criticas ao Jogador, agora que está para ser vendido já é mau vender. Nós, Benfiquistas, não sabemos esperar nem parar para pensar. Eu não sei David Luiz vai ou fica, e para mim isso agora não interessa porque neste momento ele ainda é Jogador do Benfica, eu só sei é que vou trabalhar para que o Jogador possa estar estável para dar o seu melhor (vou dar energia externa ao sistema para que este possa ter mais ordem).

Benfica sempre.

PS: Este post faz parte de uma trilogia de post "científicos". Espero que gostem o próximo tema é sobre o cancro...

14 comments:

BT26 disse...

BT26 disse...
Para que o post não ficasse extremamente longo, parte das ideias/informações estão nas entrelinhas.

Caso tenham duvidas com o que eu quero dizer, estejam a vontade para as expor.

Benfica sempre.

27/01/11 10:10

BT26 disse...

Vermelho Atento disse...
O problema são os sócios/adeptos?

Passo por aqui todos os dias e nunca vi nada igual.
Não dês cabo deste blogue que tão bem defende o Benfica e os Benfiquistas.

Um post pouco entendível e muito confuso.

Se não percebes os sócios/adeptos não compreendes o fenómeno do futebol.

Ah! E a Física á a Física e o Benfica não é nada disso.

VIVA O BENFICA E OS BENFIQUISTAS SEMPRE!

27/01/11 12:21

BT26 disse...

GuachosVermelhos disse...
Ao contrário do comentário anterior acho que estás coberto de razão e o post é absulutamente claro; o problema é que os benfiquistas são pessoas comuns e a grande maioria (tal como todos os adeptos em geral)nada percebe de futebol!
Falam pelo que ouvem na sportv e nos pasquins desportivos e isso diz tudo acerca das suas opiniões!
Esse é que é o mal...
Nesses sitios para alem de terem pouca gente que perceba realmente de futebol (os ex-jogadores ou ex-treinadores são ainda mais ignorantes) ainda são faccioosos!
Quando depois disso a inteligência não abunda...

27/01/11 12:51

BT26 disse...

BT26 disse...
Ainda bem que expões as tuas duvidas para com este post. Tal como disse no meu comentário houve coisa que ficaram nas entrelinhas para que o post não fosse extremamente extenso.

O teu ponto em relação ao meu post era um dos pontos que queria que fosse discutido aqui nos comentários por todos nós. O problema não é os sócios/adeptos, mas sim a desunião que alguns tem para com a equipa.

As vezes, basta uma pequena falha de um jogador e é logo assobiado ou criticado. Repara num pormenor, no ano passado na 1º jornada tivemos uma das nossas melhores casas (pouco mais de 60mil se não me engano) este ano também na primeira jornada (que foi na mesma altura que no ano passado, meio de Agosto) tivemos pouco mais que 40mil (uma redução de 30%).

Aquilo que quero dizer com este post é precisamente o contrario daquilo que acho que entendeste, eu quero valorizar a nossa força, mas explicar que, devido a nossa grandeza, temos de ter mais trabalho que os outros para puxarmos todos para o mesmo lado. Não é como no clube corrupto que basta o papa falar e os cães obedecem.

Dai eu dar o exemplo do David Luiz, que embora seja um Jogador extraordinário, raramente a situação dele (qualquer que seja) não é unânime a opinião/atitude dos sócios/adeptos.

O problema que eu falo é a entropia (a desordem), e tal como disse ela é dependente do número de elementos, no caso de Benfica, tendo muitos mais adeptos/sócios que os outros clubes, a nossa desordem vai ser muito maior. Para podermos ter ordem, temos de trabalhar muito mais que os outros. E neste ponto de trabalhar eu estou a falar dos adeptos, todos nós temos de fazer muito mais do que já fazemos.

Por exemplo, imagina que o boicote solicitado pelos órgãos sociais do Benfica tinha sido acatado? O impacto era muito maior... Imagina que nenhum Benfiquista paga por um jornal desportivo? Achas que eles iam defender como defendem os corruptos? Muitos deles se calhar já não existiam... Imagina que o nosso estádio estava sempre repleto de adeptos? O Benfica faz em casa 15 jogos para o campeonato, uns 3 para a taça da liga, mais uns 3 para a taça de portugal e uns 4 para as ligas europeias, o que dá por ano a volta de 25 jogos. Se nestes 25 jogos tivesses sempre 60mil nas bancadas com um preço médio de 15€ daria em bilheteiras uma facturação de 22,5M€...

Eu não estou a dizer que o problema é os adeptos, mas sim a "desordem" que o nosso número causa, e que com muito trabalho poderíamos levar esse poder para bem do Benfica.

Espero que continues a visitar este espaço e que continues a comentar. Caso algo neste post ainda não esteja claro avisa, mas atenção deixei-o assim também para que houvesse debate, que só assim podemos evoluir. E não te esqueça que este é um post que faz parte de uma trilogia. Por isso parte da informação também vem nos outros.

Benfica sempre.

27/01/11 13:02

BT26 disse...

Vermelho Atento disse...
"O problema:

Os Adeptos/Sócios não estão com a Equipa, é este o problema."

Ao contrário daquilo que disseste, não sou eu que entendo mal textos confusos. Tu é que te fazes entender mal e depois surgem estas polémicas estéreis que em nada beneficiam o Benfica e o blogue.

A frase que eu coloco entre aspas está textualmente escrita no teu post. GENERALIZASTE e isso é péssimo. A massa associativa e os adeptos merecem o máximo respeito e são a mola real de um clube extraordinário que é o Benfica.
Antes do mais é preciso interpretar os fenómenos do futebol como eles são na realidade e não querer ver isso à maneira pessoal de cada um. Esse é um dos erros graves em que incorrem muitos dos blogues que falam sobre o Benfica.

Os sócios e os adeptos independentemente de este tipo de visões muito turvas que aqui vejo expressas, mesmo no comentário imediatamente a seguir aquele que fiz, merecem sempre muita atenção e respeito.
Eles foram, são e serão sempre a essencia, o fundamental do Clube Glorioso - o Sport Lisboa e Benfica.

As polémicas deste tipo, muito pouco fundamentadas e muito pouco objectivas são para outro tipo de blogues como é o caso de por exemplo, o geração benfica. Esse tipo de actuação é que vai trazendo consigo a tal "desordem" que referes e que dá em convulsões tremendas como foi o consulado de VAle e Azevedo e outros e que tentam com que aconteça neste consulado do LFV.

E para terminar, quero dizer-te que não irei alimentar mais esta polémica completamente desnecessária.

Como li, todos aqui estãp para defender o Benfica.
FAÇAM-NO e com cabecinha!

VIVA O BENFICA E OS BENFIQUISTAS!

27/01/11 15:26

BT26 disse...

BT26 disse...
Eu generalizei e fiz de propósito. Para que cada um que lesse perguntasse que trabalho é que já fiz pelo Benfica. Existe uma frase muito conhecida que vou trazer a baila: "Não perguntes o que o Benfica pode fazer por ti, mas sim o que Tu podes fazer pelo Benfica". Era este sentimento que tentei transmitir com o meu texto, e pelos vistos consegui pelos teus comentários.

Mas deixa-me dizer uma coisa em relação a frase que transcreveste. Se eu quisesse dizer que o problema era os adeptos a frase seria somente "O problema são os adeptos", mas não é isso que digo. Aquilo que escrevi, é que o problema é o "não estão com". E tal como dizes a massa associativa e os adeptos merecem o máximo respeito, e ai estou em total concordância contigo, tanto mais que no post anterior digo aquilo sobre a bilheteira e com o peso que nós podíamos ter nas finanças do Clube. E vou mais longe, os sócios...

O Benfica ainda não conseguiu chegar aos 5% (300mil) sócios em relação aos adeptos (6M). Para mim, ao contrario do nosso Presidente, a meta tem de ser os 10%. Sendo que muitos vão ser os sócios que vivem longe do estádio e por isso pagam metade (se quiserem) da cota normal. O que esta meta poderia significar: 46,8M€ anuais em cotas. Juntando este número ao anterior apresentado, Nós os Sócios/Adeptos podíamos dar ao Clube a capacidade financeira de manter ou adquirir grandes Jogadores para o Benfica.

Agora não estou de acordo contigo quando dizes que o tema que escrevi é uma polémica muito pouco fundamentada (espero não estar a interpretar mal o que disseste). A verdade é que no ano passado cheguei a ler comentários de pessoas a dizer que ligaram para os árbitros a prometer porrada caso eles prejudicassem o Benfica, e este ano (ainda por cima estando nós a ser mais prejudicados que no ano passado) não vejo essa defesa, e porquê? Porque não estamos a jogar? Porque mandamos embora Di Maria? Porque tivemos 3 derrotas nos 3 primeiros jogos oficiais? Isto tudo para mim não é razão para deixar a equipa sozinha (e dei o exemplo da 1º jornada), porque para mim (e ao que me parece, para ti também) o Benfica está em primeiro lugar, não interessando qual é o Presidente que temos a frente. Em primeiro está o Clube.

E depois voltas a tocar no ponto que o meu texto diz, existe uma desordem, que devido a nossa grandeza é normal acontecer, mas que também por isso é mais difícil combater.

Mas peço-te uma coisa, não digas que estas a alimentar uma polémica desnecessária, tal como disse é com o debate que podemos evoluir. Por isso se continuar a haver algo que eu possa esclarecer melhor está a vontade.

GuachosVermelhos obrigado por perceberes parte do ponto que queria dizer, alguns de nós (agora não vou generalizar porque essa parte já discutimos) dá demasiado valor a essas fontes, e acaba por ajudar no aumento da "desordem" normal. E aqui, o Benfica agiu muito bem criando a BenficaTV, permitindo assim responder quase em tempo real a muito do que é feito contra o Benfica. Esta criação do nosso canal é um dos pontos que eu digo ser a solução, temos de dar energia extra para o sistema poder ser "ordenado".

Benfica sempre.

27/01/11 16:01

BT26 disse...

BT26 disse...
Onde se lê "fiz pelo Benfica" deve-se ler "fez pelo Benfica".

E onde digo "tanto mais que no post anterior" queria dizer "tanto mais que no comentário anterior".

Benfica sempre.

27/01/11 16:06

BT26 disse...

GuachosVermelhos disse...
@BT26,
De acordo com quase tudo mas atenção;
Sou dos que defendem ferozmente a BenficaTV, mas aquilo não está bem entregue!
Como entender que tipos que só nos hostilizam, vestindo a camisola da sporTV, com comentários absulutamente miseráveis para com o Benfica e os nossos jogadores, como são os casos dos comentadores josé carlos e pedro henriques, sejam convidados para programas na referida TV?
Como é possivel?

27/01/11 19:08

BT26 disse...

Joseph Lemos disse...
O problema não é o ''post'' estar confuso (concordo que para alguns estará) ou condensado demais mas sim,como aqui foi já referido, muita gente não sabe ler as entrelinhas e não vai associar a ''essência'' do mesmo à clara e denunciada desunião.

O ''post'' é pertinente e o ''ensaio científico'' é perfeito mas a mioria dos benfiquistas prefere o «terra-a-terra».

27/01/11 21:11

BT26 disse...

the_passenger disse...
Bem, eu venho da área das Ciências e já estudei Termodinâmica, por isso compreendi perfeitamente o texto e fez todo o sentido. Mais, concordo plenamente com a opinião...

Às já citadas mais baixas audiências em relação à época passada e pouca adesão ao boicote nos jogos fora, podemos juntar também os assobios dos nossos adeptos aos nossos jogadores (exemplo ainda em vigor: César Peixoto, mas podia também referir os exemplos, já resolvidos, de jogadores como Cardozo e Roberto - é uma atitude que não compreendo, até para o César Peixoto, que é talvez um dos jogadores mais fracos do nosso plantel, mas ainda mais incompreensível no caso de um jogador como o Cardozo).

E quem não concorda com esta opinião pode ainda juntar o coro de protestos no início da época em relação a JJ. Quem não concorda com esta opinião certamente não deve andar atento a muitos dos blogs ditos Benfiquistas e aos comentários que por lá existem/existiram, em que se exigia a contratação de um guarda-redes novo, a cabeça de JJ, LFV e até de Rui Costa por 'dá cá aquela palha'. Acho que muitos Benfiquistas 'emprenham' demasiado pelos ouvidos, talvez por falta de informação, paciência face aos resultados, CS que manifestamente é anti-Benfica e falta de memória. É demasiada ingratidão junta... E com isto, não quero dizer que devemos todos ser seguidistas como as ovelhas, mas que tenhamos mais cabeça fria na altura de tomar decisões e que pensemos mais com a nossa cabeça e não tanto com opiniões dúbias de outros que não estão dentro das situações e que vêem o Benfica do lado de fora. Isto tudo vindo de uma época muito boa a vários níveis, e de repente levantam-se vozes que querem lançar tudo no precipício outra vez. Há quanto anos o Benfica andava arredado da luta pelos títulos? Há quanto tempo o nosso clube não tinha tão boa saúde como agora? Os resultados (e não me refiro apenas ao futebol) falam por si.

Nem de propósito, lembrei-me de uns posts do Gil Vicente no blog ‘Coração Encarnado’ sobre este assunto, que traduz de uma maneira clara esta situação. Acho que todos os Benfiquistas deveriam perder um pouco de tempo e tomar atenção ao que é dito aqui:
http://coracaoencarnado.blogspot.com/2010/11/grandeza-do-reerguer.html#comments
http://coracaoencarnado.blogspot.com/2010/11/o-benfiquismo-do-estar-do-contra-e-o.html#comments

O caminho do sucesso não é feito com Benfiquismos exacerbados (por muito louváveis que sejam), de bater com a mão no peito e dizer mal de tudo e todos quando as coisas não estão bem. Quem fizer uma análise séria e crítica a este tipo de atitude facilmente perceberá que isto prejudica muito mais o Benfica do que o ajuda. Talvez aquilo que escrevi pode chocar muitos Benfiquistas, mas é a mais pura verdade.

Por isso, achei este post perfeito, é só isto que queria dizer...

27/01/11 21:26

BT26 disse...

BT26 disse...
GuachosVermelhos, isso poderá ser um assunto para outro post, mas aquilo que referi do BenficaTV é que tem sido um ponto de defesa do Benfica, mesmo esses "ingratos" se comportam "bem" quando estão na BenficaTV.

Joseph Lemos, obrigado pelas palavras. Eu sei que muitos Benfiquistas são mais terra-a-terra, mas foi por isso mesmo que fiz este post, para verem outras perspectivas e assim podermos ser ainda mais fortes. Já disse isto noutro lado, muitos de nós criticamos a direcção para não cometer os mesmos erros do passado (ainda ontem deixei cá um post para termos cuidado com vitor baia, não caindo como caímos no fernando gomes), mas muitas vezes não olhamos para nós mesmos (por exemplo o caso do Gaitan está a receber exactamente as mesmas criticas, ele não é extremo, ele é um brinca na areia, e pura e simplesmente não damos tempo aos jogadores de se adaptarem, eu não quero perder mais 5M€ como aconteceu com o Balboa, que eu continuo a dizer que é um bom jogador...).

The_passenger, acho que não preciso de dizer nada em relação ao teu comentário.

Benfica sempre.

28/01/11 00:57

BT26 disse...

UnumSLB disse...
Tudo claro entrelhinhas e fora delas.
Só não percebe quem não quer.

Excelente post.

Viva o Benfica!

28/01/11 14:06

BT26 disse...

Como houve mudança de espaço, e este post faz parte de uma "trilogia", foi repostado juntamente com todos os comentários que estavam na altura.

E já agora, obrigado UnumSLB pelas palavras.

Benfica sempre.

JJD disse...

Falta um comentario do Aguia_Livre que foi removido por alguem que entendeu esse comentario como uma provocacao.Se o Aguia_Livre assim o entender pode voltar a colocar o comentario que sera aceite, como e obvio.
Abraco.
SLB4EVER Rumo****

S.L.BENFICA
   Browse Items
Tab 1
Fonte: SLB
Fonte: SLB
Luisao
Widget by JJD