JJD_VIDEO_TUBE JJD_VIDEO_TUBE
TO REMEMBER

Benfica 14 Horas (Programas-Noticiarios)

O lixado e macabro cancro!

[postlink]http://jjd-gloriosofotogenico.blogspot.com/2011/02/o-lixado-e-macabro-cancro.html[/postlink]Este é o segundo post de uma trilogia "cientifica", como já foi dito o tema é o cancro. Muitos de nós sabem bem o que o cancro faz a uma pessoa, e muitas vezes também as pessoas que a rodeiam. Aqui vou tentar explicar alguns dos processos que levam o cancro a ser como é. O texto está um pouco longo, porque achei que tinha de explicar algumas coisas um pouco melhor, porque nem todos deveram saber certos pormenores.

Célula:

Antes de falar do cancro propriamente dito, tenho de explicar muito sucintamente o normal comportamento das células. O ciclo de vida das células é simples elas "crescem" depois dividem-se e morrem. Quando somos jovem a taxa de divisão é superior ao da morte, por isso é que crescemos, quando somos mais velhos é o contrario, por isso é que começamos a ouvir pior, ver pior, temos menos defesas para combater doenças, etc. Um grande exemplo disto é o nosso "nascimento", o óvulo é fecundado pelo espermatozóide, temos então uma célula, que se divide em duas, estas dividem-se em 4, 4 em 8, 8 16...Para esta divisão as células replicam as suas maquinarias/componentes sendo o mais importante o DNA (mais importante pois é aqui que está guardada toda a informação de como a célula tem de funcionar). E o "problema" está neste passo, ao longo dos anos esta replicação vai cometendo erros e é por isso que quando somos mais velhos a taxa de divisão é inferior a da morte ("envelhecendo").

"Nascer":

Alguns destes erros que acontecem na replicação do DNA são piores que outros, e alguns levam a que as células não tenham um controle da sua divisão. Ficando descontroladas, as células criam uma massa que se torna prejudicial a nossa saúde. Alguns destes erros podem provir de situações como os raios ultra violeta (cancro da pele) ou o fumo do tabaco (cancro dos pulmões).

Lixado:

Um dos grandes problemas para o cancro ser tão "lixado" é o facto de se tratarem de células nossas, fazendo com que o nosso sistema imunitário (vou falar um pouco mais sobre ele no próximo post) não "reaja" contra ele. Isto faz com que ele possa "crescer" livremente, o que pode levar a dois problemas. O primeiro é a perda de função (no cancro do pulmão, as células cancerígenas não vão funcionar como as outras, e logo as pessoas têm mais dificuldades a respirar...) e o segundo é a possibilidade de algumas dessas células desta massa irem para a corrente sanguínea e "instalar-se" noutra zona/órgão "criando" novos cancros (a estes novos cancros chamamos metástase, muitos de vós já deve ter ouvido falar de cancros benignos e malignos, é esta uma das grandes diferenças, diz-se que um cancro é maligno se já produziu alguma metástase).

Macabro:

O processo que vou explicar agora é um pouco confuso, vou tentar ser o mais simples possível e peço-vos para lerem mais devagar. O cancro para "crescer" como cresce tem de ser "alimentado". Como todos os nossos órgãos, o cancro é "alimentado" pela corrente sanguínea, mas no caso do cancro podemos estar a falar de uma massa muito elevada, então como é que ele se consegue manter "alimentado"? Basicamente o cancro liberta na corrente sanguínea um químico (vamos dar-lhe o nome de quiA) para serem produzidos mais vasos sanguíneos, podendo assim "crescer" a vontade. Mas isto não é tudo, normalmente as metástases não são detectadas porque são muito pequenas. Mas sendo elas um cancro "normal" porque não "crescem"? A resposta é "simples", é que ao mesmo tempo que o cancro "principal" liberta o quiA para criar novos vasos, também liberta um outro químico (vamos chama-lo de quiB) para impedir este processo. Estão confusos? Eu avisei. Vamos então com calma. O cancro "principal" liberta muito mais o quiA do que o quiB, fazendo com que ao pé do cancro "principal" exista mais concentração do quiA invés do quiB levando assim a "criação" de novos vasos sanguíneos. Mas o quiA degrada-se mais do que o quiB o que faz com que ao pé das metástases a concentração de quiB seja superior e assim seja inibido a "criação" de novos vasos sanguíneos. Sem os novos vasos os "pequenos" cancros não conseguem crescer (espero que tenha ficado claro esta situação). O cancro "principal" tem este processo para canalizar o máximo de nutrientes para ele e assim poder crescer a vontade.

Exemplo:

O fruta corrupção e putedo é um exemplo de um cancro do nosso futebol. ("nascimento") De um processo normal ao de um clube desportivo, eleições, elegeram um presidente corrupto, que não liga aos comportamentos normais de um clube e só pensando no crescimento deste a todo o custo. (lixado) Tal como o cancro, os corruptos continuam a "ser" um clube desportivo, e logo passa (passou) despercebido, mas isto levou a uma "perda de função" (já não serve os propósitos do desporto) e a instalar-se em outros clubes (metástase). (macabro) Ao mesmo tempo que consegue favor de árbitros para ganhar jogos (e assim campeonatos e conseguir "alimentar-se" com a Liga dos Campeões e com os prémios), consegue impedir que os "pequenos" cancros cresçam (belenenses, boavista entre outros, por exemplo onde estão este ano as ajudas ao braga?).

Conclusão:

Os corruptos são um cancro, como se pode verificar com as semelhanças a um cancro real. E quem está a sofrer com isto é o futebol português. Esperemos que consigamos ir a tempo de limpar o futebol português deste cancro. No apito dourado quase que se conseguia, mas infelizmente aconteceu algo que vou abordar no próximo tema desta trilogia. O HIV (ou como se costuma ouvir nos nossos jornais, VIH ou SIDA) vai ser o ultimo tema desta trilogia cientifica, que vai conter uma pequena conclusão à trilogia.

Benfica sempre.

6 comments:

BT26 disse...

Tal como no primeiro post algumas das coisas ficaram nas entrelinhas para tentar não ficar demasiado grande o post, mesmo assim já ficou grandinho. Espero que entendam todos os pontos e em caso de duvidam estejam a vontade para perguntar.

Benfica sempre.

margaridabenfiquista disse...

Um bocadinho forte para quem tem cancro

"diz-se que um cancro é maligno se já produziu alguma metástase)."

não é bem assim, existem cancros malignos que detectados a tempo não produzem metasteses, falo por experiência própria

quanto á comparação com os corruptos até estou de acordo

..

BT26 disse...

Margaridabenfiquista em primeiro de tudo espero que esteja a conseguir ganhar esta luta.

Em segundo, como deve calcular eu não sou nenhum perito, tive uma cadeira em que estudamos alguns destes processos, e havia pormenores que achei bastante interessantes (nomeadamente a situação dos dois químicos libertados).

Depois houve coisas que não quis saturar as pessoas com informação, e mesmo assim já acho que o post ficou um pouco grande. Se reparar eu digo antes, "é esta uma das grandes diferenças", estando a falar entre o malignos e benignos. Isto não quer dizer que seja a única maneira de destingir, sei que também tem a ver com a capacidade que os cancros têm de invadir os tecidos em que se encontram. E provavelmente existem outros factores para se considerar malignos ou benignos.

Em relação ao detectados, como é óbvio quando mais cedo forem detectados melhor, e o facto de serem considerados malignos tem a ver com as tais capacidades (incluindo de criar metástases e não de as ter ou não, só que quis simplificar), se ainda não conseguiram fazer metástases ou as tais invasões melhor para as pessoas.

Mas aquilo que queria demonstrar com este post é que os corruptos estão a comportar-se exactamente como um cancro, e se não nos despacharmos (isto se já não for tarde de mais) poderemos não ir a tempo de salvar o nosso futebol (e desporto em geral).

Mais uma vez espero que corra tudo bem consigo e que possamos juntos lutar contra este cancro do desporto nacional.

Benfica sempre.

JJD disse...

Obviamente se os corruptos sao um cancro que faz mal ao futebol portugues logo e maligno.Assim sendo um dia os levara a morte,ponto.
SLB4EVER Rumo****

margaridabenfiquista disse...

Claro que sim que juntos vamos tentar lutar contra o cancro no futebol, mas esse cancro já criou muitas metasteses e será muito dificil de combater, mas não percamos as esperanças, primeiro de tudo será remover o tumor em si o corrupto-mor, depois as metasteses irão a seguir.

Não pense que levei a mal o seu post, nada disso.
a minha luta por enquanto está ganha, agora resta esperar que não volte, mas se voltar estarei cá para a combater de novo
obrigado pelas suas palavras

e Viva o Benfica!!!

..

BT26 disse...

Margarida, devido aquilo por que passou (espero que o tempo verbal esteja bem) ainda me honra mais as suas palavras ao meu post.

Benfica sempre.

S.L.BENFICA
   Browse Items
Tab 1
Fonte: SLB
Fonte: SLB
Luisao
Widget by JJD